Pç. Cônego Maurício Gaspar, nº 204, Centro, Bocaiuva - MG
(38) 3251-2546
pascom@senhordobonfim.net

Creche Esperança

O Centro Comunitário de Educação Esperança foi fundado no dia 21 de maio de 1985 por um grupo de pessoas que atuavam nas pastorais da Igreja Católica da Paróquia do Senhor do Bonfim de Bocaiuva. Este mesmo grupo, já fazia um trabalho social assistencialista junto às famílias carentes da cidade e começou a sentir a necessidade de tornar este trabalho sistematizado. Resolveram então fundar uma associação que inicialmente recebeu o nome de Centro Comunitário Senhor do Bonfim, cujo trabalho prioritário seria o atendimento às crianças. Iniciou-se aí o trabalho da Creche Esperança que depois, por exigência da lei de Assistência Social, teve de alterar o seu nome, o seu estatuto e o seu regimento interno. A partir de então a instituição perdeu um pouco o seu caráter religioso, adotando o perfil de uma entidade filantrópica voltada não só para a assistência e cuidado, mas também para a formação integral da criança.

A instituição funciona em horário integral com as crianças de 0 a 6 anos de idade. São aproximadamente 150 crianças atendidas diariamente, distribuídos em turmas de acordo com a idade sendo que cada professor ou monitor responsável pelo grupo de alunos lhes dão assistência pedagógica em um momento especifico do horário. A outra parte do horário é dedicado a atividades de cuidado, higiene, receração, artes, músicas e alimentação.

O Centro Comunitário de Educação Esperança atende, desde a sua fundação, crianças egressas de famílias carentes que precisam  trabalhar e deixam aqui seus filhos. São crianças pertencentes aos mais diversos modelos de família: vive com o pai e com a mãe, ou com os avós, ou na sua maioria vive só com a mãe. São crianças extremamente carentes, cuja maior qualidade de vida é a que esta instituição lhes proporciona. As mães das crianças possuem pouca instrução quanto aos cuidados com alimentação, higiene, aleitamento materno, tratamento dentário e o Centro Comunitário de Educação Esperança procura fazer este trabalho de conscientização.

O Centro Comunitário de Educação Esperança é organizado hierarquicamente por uma diretoria formada por membros voluntários que atuam como presidente, tesoureiro, secretário, conselho e por uma coordenadora que é indicada pela diretoria. Vale ressaltar que o presidente é sempre o pároco em atuação na Paróquia do Senhor do Bonfim, atualmente, este cargo é ocupado pelo padre Kennedy dos Santos Silva. Os demais membros são pessoas de boa vontade da comunidade e das pastorais da igreja. Quanto aos funcionários que trabalham na instituição, são cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, que mantém parceria com este educandário. Da mesma forma as supervisoras, professoras, monitoras e auxiliar da educação, também são funcionárias do município e dão assistência pedagógica à escola.

Assim, nesta busca constante de crescer a cada dia, se firmando cada vez mais como uma instituição séria e de credibilidade no âmbito da educação Infantil, o Centro Comunitário de Educação Esperança vem construindo a sua história há 32 anos.

Pontos de destaque:
Creche da Paróquia Senhor do Bonfim.
Paulinho, primeiro presidente.
Padre Maia presidente por mais de 15 anos.
Padre Brígido 08 anos como presidente.
Padre Kennedy atual presidente.
Dona Vita coordenadora por mais de 20 anos.
Layla Vieira atual coordenadora.
Membros da diretoria são voluntários.

Parceria com a prefeitura há 30 anos, cedendo os professores, supervisores, serviçais e monitores.

À creche cabe dar as crianças uma formação tranquila e saudável, por meio de um projeto educacional alinhado com os novos tempos. Valorizamos o que a criança quer, e faz por si só.
Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, sempre agindo com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossas crianças para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Acompanhe e conheça os trabalhos da creche em nossa página do Facebook 

Centro Comunitário de Educação Esperança