Pç. Cônego Maurício Gaspar, nº 204, Centro, Bocaiuva - MG
(38) 3251-2546
pascom@senhordobonfim.net

 É uma associação religiosa dirigida por leigos engajados na Igreja Católica Apostólica Romana. Foi fundada em 27 de maio de 1844, na Bélgica, pelo capitão do exército Huberto Henrique Belletable, sob orientação dos Padres Redentoristas, que logo se empenharam em difundi-la por toda a Europa. A Liga Católica foi trazida para o Brasil em 1902, pelos Missionários Redentoristas holandeses, que, na cidade de Juiz de Fora-MG, fundaram a primeira Liga, existente até hoje.

No Brasil, o movimento liguista se espalhou pelas principais cidades e tornou-se um importante instrumento de evangelização das pessoas e das famílias e continua atuante até os dias de hoje. É o homem orando e trabalhando na construção do Reino de Deus.

Foi na Igreja de Santo Afonso, na cidade do Rio de Janeiro, que foi fundada a primeira “Liga Católica Jesus, Maria, José”, em março de 1908, com 125 homens. Em 1919 contava com 1.239, só na igreja. Em 1924, no então Distrito Federal (Rio), havia 16 Ligas. Depois, as Ligas difundiram-se por vários Estados: Minas Gerais (22 Ligas), São Paulo (6 Ligas) e Espírito Santo (1 Liga) e ainda em Pernambuco (1 Liga) e Pará (2 Ligas).

Objetivo Geral

Na época da fundação da Liga Católica, o principal objetivo era levar os homens, em especial os operários, para serem evangelizados na igreja. A igreja, até então, era mais frequentada por mulheres.

Atualmente, a Liga Católica procura trazer à igreja homens, mulheres, jovens e crianças para rezar e trabalhar dentro da própria comunidade e assim exercerem seu apostolado leigo, com os compromissos principais:

Estudar a palavra de Deus através de cursos bíblicos, palestras, reuniões de formação e encontros mensais;
Participar nas missas e de cursos ligados à igreja batismo, noivos, casais, ministérios e outros;
Rezar diariamente em família e em comunidade;
Participar dos retiros espirituais (com reflexões, cânticos e orações do momento);
Participar de romarias, visitas a orfanatos, asilos e pessoas enfermas;
Prestar assistência educacional e filantrópica aos seus associados e familiares;
Participar na vida da igreja, buscando sempre uma Pastoral de Conjunto e, em especial, uma Pastoral Operária e Familiar.

Organização das Ligas Católicas

As Ligas Católicas são autônomas, isto é, são organizadas e dirigidas por leigos, pessoas da comunidade, que se reúnem na paróquia em que são desenvolvidas.

As diversas Ligas de uma cidade ou região formam uma Federação Arquidiocesana, sob a orientação espiritual do Bispo.

No Brasil, as Federações e Ligas são dirigidas pela Confederação Nacional das Ligas Católicas, com sede na Casa do Ligüista, em Campos-RJ, sob a coordenação e orientação dos Padres Redentoristas.

Colabore com a Liga Católica, participando de reuniões e dos eventos programados, orando e trabalhando na paróquia junto com a comunidade.
Participe de uma reunião, sem compromisso. Compareça e traga sua família.